Terminam nesta sexta-feira (02) as inscrições do Encceja 2023 01/06/2023 - 10:20

O prazo de inscrições no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023, termina amanhã (02). Podem participar jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino.

 

Para as provas do ensino fundamental, os candidatos devem ter 15 anos completos ou mais e para o ensino médio a idade mínima é de 18 anos. A inscrição é de graça, mas quem faltou à última edição e não justificou a ausência ou teve a justificativa reprovada pelo Inep, vai ter que pagar a taxa de R$ 40.

 

O pagamento deve ser feito por meio de boleto, que será gerado no sistema e poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica. As inscrições devem ser feitas pelo site do Encceja.


As provas estão marcadas para 27 de agosto. Entre as novidades do exame deste ano estão a opção pelo Cartão-Resposta ampliado no ato de inscrição, para candidato com deficiência visual; e a correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do espectro autista.


O Encceja atesta as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade certa.