UTFPR retoma o vestibular e inscrições começam no fim do mês 15/03/2023 - 11:06

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) lançou o edital do vestibular para ingresso no 2º semestre de 2023, com a oferta de 3.006 vagas, em 107 cursos de graduação da instituição. A universidade retoma o vestibular depois de 13 anos usando apenas o Sisu como forma de ingresso.

Pelo menos metade das 3.006 vagas será destinada ao Programa de Ações Afirmativas, voltado aos cotistas. Para concorrer a elas, o candidato deverá ter cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas. Há reserva de vagas para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e meio, pretos, pardos ou indígenas e com deficiência.

De acordo com o edital, haverá uma prova de conhecimentos gerais, com 60 questões de múltipla escolha, e uma prova de redação em língua portuguesa. As duas serão aplicadas no mesmo dia, em 4 de junho, iniciando às 14h, com um total de cinco horas de duração. O comprovante de ensalamento estará disponível a partir de 29 de maio na página do vestibular. Haverá locais de provas nas 13 cidades em que a UTFPR possui campus.

No 2º semestre, a UTFPR terá ingresso por vestibular e pelo Sisu. O Sisu 2023/2 também vai utilizar a nota do Enem 2022 para classificação dos candidatos, com inscrições em data a ser divulgada pelo Ministério da Educação.

Mais informações no site da UTFPR.