Unidade de Saúde no Pinheirinho entra em reforma 13/09/2023 - 09:45

Começa nesta quarta-feira (13) a reforma da Unidade de Saúde (US) Vila Machado (Rua Laudelino Ferreira Lopes, 2.959 - Pinheirinho). Neste período, o atendimento de pré-natal será direcionado para a Unidade de Saúde Vila Feliz (Rua Pedro Gusso, 866 - Novo Mundo). Para demais atendimentos de saúde, os usuários da US Vila Machado poderão procurar as unidades Parque Industrial (Rua Laudelino Ferreira Lopes, 1.801 - Capão Raso) ou Vila Feliz.

O investimento na reforma será de R$ 354.661,39 sendo R$ 204.661,39 financiados pelo Tesouro Municipal e R$ 150 mil provenientes da Secretaria de Estado da Saúde. As obras devem durar três meses.

A Unidade de Saúde Vila Machado passará por reforma geral, com pintura interna e externa; substituição de forros e pisos onde for necessário; readequação das instalações elétricas e hidrossanitárias; substituição das caixas de água; alterações de layout para readequação do fluxo de trabalho; revisão em telhados; adequação da recepção e sala de espera; construção de banheiro adaptado para pessoas com deficiência; readequação da área de materiais esterilizados; construção de banheiros para uso dos colaboradores; adequações para acessibilidade para pessoas com deficiência; construção de abrigo de resíduo; adequação do acesso para pacientes que precisem ser transportados em macas; adequações no estacionamento e nas calçadas externas da unidade.

As obras contemplam ainda a reforma da clínica de odontologia da unidade, parte de um esforço municipal de readequação de todas as 107 clínicas de odontologia do município, com um investimento global de R$ 8,7 milhões – 81 já foram entregues nos novos padrões.

A readequação das clínicas odontológicas contempla um modelo individualizado dos pontos de atendimentos (cadeiras), separando-as por biombos, ofertando mais privacidade aos usuários, além de trazer mais segurança e menos risco de contaminação.

Para a clínica odontológica da US Vila Machado está prevista a troca do piso; instalação de ar condicionado; individualização das três cadeiras em três pontos distintos e separados por biombos; individualização dos pontos com readequação das instalações hidráulicas e de ar comprimido; instalação de pias individuais para cada um dos três pontos de atendimento; reorganização das instalações elétricas, com reposicionamento de tomadas e luminárias; pintura interna. Será feita, ainda, na clínica da US Vila Machado, a readequação do abrigo da bomba vácuo e do compressor.