Vacinação contra dengue vai priorizar faixa etária de 6 a 16 anos 16/01/2024 - 09:10

O Ministério da Saúde informou que vai priorizar a faixa etária de 6 a 16 anos na aplicação da vacina contra a dengue. O país vai adquirir 5,2 milhões de  doses da Qdenga, além de receber doações. O montante possibilita a vacinação de até três milhões de pessoas, já que o esquema vacinal prevê duas doses.
 
De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), a previsão é iniciar a vacinação em fevereiro. Em 21 de dezembro de 2023, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o governo federal, o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante em sistema público e universal.

O imunizante Qdenga tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é indicado para prevenção de dengue de 4 a 60 anos de idade. O Brasil bateu recorde de mortes por dengue no ano de 2023. Foram 1.079 mortes pela doença até 27 de dezembro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o país tem o maior número de casos da doença no mundo, respondendo por metade do total global.