"Vai e Vem", documentário sobre os desmazelos da pandemia, abre Olhar de Cinema nesta quarta-feira (1ª) 01/06/2022 - 10:20

Cristiano Castilho

A 11ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba começa nesta quarta-feira (1º). Até o dia 9, serão exibidos mais de 100 filmes de 40 países, em cinco espaços culturais diferentes de Curitiba – do Cine Passeio ao Teatro da Vila. O filme de abertura, com sessão hoje, às 19h, no Cine Passeio, é “Vai e Vem”, de Chica Barbosa e Fernanda Pessoa.

O documentário nasce da ligação e das trocas entre suas duas diretoras, que moram em Los Angeles (EUA) e São Paulo, respectivamente. O momento é 2020, começo da pandemia. Ambos os países são marcados por governos que trataram a covid com certa negligência.

“Eu queria que a Chica tivesse um pouco da sensação do que era estar no Brasil naquele momento – os panelaços diários, a obsessão com as notícias, a cidade que deveria estar vazia, mas na verdade nunca ficou, os trabalhadores que não tiveram a chance de parar porque o capital, os empreendimentos imobiliários nunca param por aqui. Por outro lado, queria entender como ela estava vivendo esse momento lá, recém-chegada aos Estados Unidos de Trump”, explica Fernanda.

Para estabelecer esse diálogo, as duas jovens cineastas partiram de uma espécie de jogo, tendo como base um livro da professora americana R. Blaetz sobre o cinema experimental dirigido por mulheres. A publicação é composta de 16 artigos sobre diversas cineastas, e Fernanda e Chica se comunicariam por meio de vídeo-cartas curtas, cada uma inspirada por uma dessas mulheres.

Além da lista de Blaetz, a dupla também buscou nomes de outras diretoras para enriquecer o processo. “Não foi simples. Apesar de termos claro que existe uma variedade de artistas experimentais latino-americanas e negras, ainda existe o empecilho de ter um fácil acesso aos seus trabalhos. Queríamos encontrar nomes dos quais pudéssemos levar nossa pesquisa com mais profundidade para assim aplicá-la na nossa correspondência”, explica Chica.

O vai e vem das correspondências digitais durou meses, e atravessou momentos políticos marcantes – como processos eleitorais nos dois países. “O caos social e a pandemia davam muito medo, mas ao tempo parecia que havia uma possibilidade de mudança muito radical. No entanto, pouco a pouco parece que fomos nos acostumando com os absurdos”, conta Fernanda. Para além das transformações sociais e políticas que o filme acompanha nos dois países, “Vai e Vem” foi uma experiência que mudou a vida das diretoras. Fernanda ingressou no doutorado com um projeto sobre o cinema experimental feito por mulheres na América Latina.

“Com a pesquisa que eu e a Chica fizemos juntas, e a descoberta da falta de bibliografias e materiais sobre as mulheres latinas do experimental, decidi me aprofundar nesse caminho. Já no âmbito pessoal, além de reforçar minha amizade e admiração pela Chica, me fez buscar mais comunidade entre mulheres.” Combinado diversos tipos de imagens, fotografia e texturas, “Vai e Vem” é um documentário com a urgência do presente, e uma observação potente de duas jovens cineastas sobre o mundo em que habitam. “Vai e Vem” será lançado no Brasil em 2023 pela Boulevard Filmes.