Viajantes brasileiros se inspiram nas mídias sociais para planejar férias 31/07/2023 - 09:31

As mídias sociais e outras formas de entretenimento têm um papel importante para o planejamento das férias. Uma pesquisa recente da Booking.com sobre o comportamento de viajantes ao redor do mundo – inclusive do Brasil – mostrou um panorama dessa influência e detalhes de como os brasileiros usam as redes para pensar em suas viagens. O estudo revelou que a opinião de amigos e família conta muito nesses momentos, dado que suas redes sociais foram usadas por dois em cada cinco (39%) viajantes brasileiros como fonte de inspiração quando organizaram suas viagens no último ano – número bem acima da média global (26%). E não apenas as redes de pessoas próximas: anúncios publicitários nestas plataformas (35%), mídias sociais de marcas e empresas (31%), e de celebridades e influenciadores (24%) também influenciaram as escolhas dos viajantes.

 

Para os brasileiros que se inspiraram em conteúdos nas mídias sociais durante o planejamento da viagem, 90% afirmaram ter utilizado o Instagram para esse fim – contra 64% dos entrevistados em nível global. Em seguida, aparece o Youtube (62%), Facebook (55%) e TikTok (31%). E, para entender o impacto dessa nova plataforma de vídeos curtos, o estudo ainda questionou que tipo de inspiração o TikTok proporcionou aos turistas do país: dicas de viagem em geral ficaram no topo da lista (72%), mas os viajantes também usaram a rede social para ter ideias de destinos para viajar (65%), locais de acomodação (63%), restaurantes (62%) e atividades (58%).

 

Além das redes sociais, outra forma de entretenimento mais tradicional também teve papel importante como fonte de inspiração dos brasileiros nas últimas viagens: os filmes e programas de TV (19%). Inclusive, comparado com outros países latino-americanos, como mexicanos, argentinos (ambos 13%) e colombianos (11%), os brasileiros tiram mais insights para suas viagens desse tipo de divertimento.

 

Em suas futuras férias, quase três em cada cinco brasileiros (58%) têm interesse em viajar para um destino que viram em algum filme ou programa de televisão, e um número parecido (55%) deseja experimentar um prato ou gastronomia mostrado na atração. Inclusive, quase um terço (29%) gostaria de conhecer uma celebridade televisiva e até mesmo se hospedar na casa de uma pessoa famosa (16%).