desCompanhia de dança apresenta o espetáculo "Entre Silêncio e Caos - uma vida inventada" 16/10/2023 - 11:17

A partir desta segunda-feira (16), a desCompanhia de dança passa por instituições da rede pública de ensino, associações e instituições das 10 regionais da cidade de Curitiba, com seu novo trabalho: Entre Silêncio e Caos - uma vida inventada. As apresentações, 20 no total, são gratuitas e o público, antes de cada sessão, é convidado a fazer uma oficina de danças urbanas - um "aquecimento" para fruir a peça de dança contemporânea. O projeto foi pensado e criado para espaços descentralizados da cidade, com o desejo de encontrar outros públicos.

Entre Silêncio e Caos - uma vida inventada,  através de imagens surreais, revela elementos e sentimentos do mundo real, do drama humano, criando uma realidade alternativa. Com imagens metafóricas, os bailarinos criadores Mariana Mello, Peter Abudi e Sylviane Guilherme, apresentam uma odisséia dançada a partir de um trajeto genuíno e transformador que fala sobre a humanidade e seus conflitos. Os conceitos de vibração, força e energia fazem parte da estrutura coreográfica, dirigida por Cintia Napoli e Juliana Adur que, no trabalho com os corpos e objetos, retiram os elementos de seus lugares habituais e corriqueiros, a fim de criar uma realidade de maravilhamento, com momentos de encantamento, cintilância e brilho.

A dança, feita de "partículas particulares", encontra o público a fim de estabelecer uma ligação direta - os fios, de cabelo, de lã e elástico -  criam conexões entre os dançarinos e a plateia, como estratégia de envolvimento e conexão. A peça também se monta através dos estudos de "pensamento selvagem", de Ailton Krenak - pensamentos genuínos e transformadores, que atiçam a linguagem e os corpos, a fim de promover mudanças com a dança.

As apresentações são antecedidas por uma oficina de danças urbanas, ministrada pelo bailarino Rapha Fernandes. Na oficina, o público é convidado a viver a experiência de mexer os corpos, numa estratégia de mediação, antes de assistir ao trabalho. O desconforto, o estranho, o ruído, o risco, a incerteza e a dúvida, são matérias para a criação das dinâmicas de movimento da oficina que se constrói de uma maneira não linear.

concepção, dramaturgia e realização. desCompanhia de dança

direção artística e criação. Cintia Napoli e Juliana Adur

bailarinos criadores. Mariana Mello, Peter Abudi e Sylviane Guilherme

preparação corporal e ministrante de oficina. Rapha Fernandes

figurino. Paulinho Maia

assistência de figurino. Armando Jacomel

música original. Felipe Ayres

foto. Elenize Dezgeniski

vídeos: Lidia Ueta

design gráfico. Pablito Kucarz

assessoria de imprensa. Fernando De Proença

produção. Rumo De Cultura, Cindy Napoli e Diego Marchioro

assistência de produção. Rebeca Forbeck

Sobre a  desCompanhia

Criada em 2000, a desCompanhia vem consolidando sua trajetória no cenário artístico contemporâneo sempre acreditando e investindo no trabalho de investigação do corpo, na pesquisa continuada, na busca por uma estética particular e no processo colaborativo como método de criação.

A ideia de ser uma companhia vem do mais puro sentido da palavra – companheiros que se juntam por um propósito – uma necessidade de ter por perto pessoas que compartilham de desejos semelhantes. Utilizando a ideia do corpo único como matéria prima, a pesquisa é pautada na busca do movimento autoral, trazendo para a cena uma fisicalidade poética.

Confira as apresentações abertas de Entre Silêncio e Caos - uma vida inventada

16/10 - 20h - TELAB - Unespar (R. dos Funcionários, 1756)

23/10 - 10h30 e 16h00  - Rua da Cidadania Boa Vista (Av. Paraná, 3600)

24/10 - 10h30 e 16h00 - Portão Cultural (Av. Rep. Argentina, 2432)